A Rede Mulheres Artesãs e Empreendedoras, lançada pela NAVE em 2021, busca fortalecer e conectar grupos produtivos e negócios sociais liderados por mulheres em situação de vulnerabilidade social. Atuando inicialmente em São Luís, a Rede tem como objetivo expandir para todo o Maranhão, promovendo a comercialização de produtos, consultorias e capacitações voltadas para o empreendedorismo social.
A primeira fase do projeto foi marcada pela integração de dois negócios sociais: Sitinho Trançando Arte e Tecendo Saberes, ambos liderados por mulheres de diferentes faixas etárias e realidades. A iniciativa proporcionou a troca de experiências entre os grupos, além de oferecer apoio técnico em áreas como gestão de negócios, controle de produção, estoque e marketing. Essa fase inicial também foi responsável pelo mapeamento de 103 negócios sociais na área do Itaqui-Bacanga, possibilitando a inclusão de novos grupos na Rede.
O Sitinho Trançando Arte é um negócio social em fase avançada de produção. O grupo focou na consolidação de seus produtos, fortalecendo o controle de estoque, precificação e vendas. Além disso, o grupo participou de oficinas de macramê e consultorias de contabilidade para a abertura do Cadastro de Pessoa Jurídica (CNPJ). O trabalho em equipe e o sentimento de pertencimento ao grupo são características marcantes, refletindo no empenho das artesãs em protagonizar os processos de produção e venda. | |||||||
Já o Tecendo Saberes, localizado na Vila Embratel, é composto majoritariamente por mulheres idosas (60 a 80 anos) e está na fase 5 de suas produções. Devido à necessidade de um espaço físico para o grupo, foi articulado o uso da Associação de Moradores do Itaqui Bacanga (ACIB) e do Instituto de Educação de Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA). Durante a pandemia, o grupo enfrentou desafios, mas conseguiu cumprir a entrega de 32 bolsas para o projeto “Menina Cidadã” da UNICEF, o que reforçou seu senso de coletividade. O Tecendo Saberes também expandiu sua linha de produtos, incluindo colares, bolsas e cestarias, com o apoio da NAVE para aprimorar suas criações. |
O projeto Rede Mulheres Artesãs e Empreendedoras busca, em suas próximas fases, aprofundar o preparo das mulheres para que possam gerir seus negócios de forma independente, enfrentando os desafios logísticos e de comercialização.